Zen expectativa

A motivação de criar grupos como o nosso em geral nasce de necessidades muito claras. Queremos parir como lobas, amamentar como índias, amar como deusas e produzir como berlinenses. Mas, há que sempre se lembrar, esse mundo ainda está em construção. Por nós. Coisa de profissional, papo ninja.

Sonhamos com uma comunidade integrada, em que os dons e talentos e desejos de uns se encaixam com os de outros, formando uma miríade de quebra-cabeças dinâmicos, vivos, em 4D. Poderíamos pirar num blog, praticar yoga ou mergulhar de mãos dadas num espetáculo de dança enquanto nossos filhos estão fazendo bolhas de sabão, escutando histórias de laranjeiras que sobem até o céu e sendo acolhidos, com todo o amor que existe nesse mundo, por pessoas em quem confiamos muito, amigos especiais. Amigos que estariam fazendo bolhas de sabão e contando histórias porque amam fazer isso e amam mais ainda quando podem fazê-lo na companhia de seus próprios amigos especiais, que não por acaso vêm a ser nossos filhos.  

Mas tem uma pegadinha aí. Parece que quanto maior for a expectativa de fazer esse ciclo fechar, maiores as chances dele não fechar. Pensando nisso me veio a imagem do arqueiro zen, que só vai acertar o alvo quando não quiser acertar o alvo.

Já tentamos institucionalizar o cuidado compartilhado no Barro. Fizemos listas de crianças, idades, educadores, dias e valores em reuniões cujo maior ganho foi a certeza de que não é por aí. A famosa carroça empatando o caminho do boi. 

O vínculo tem que vir primeiro, mas o vínculo verdadeiro é meio tímido, super exigente e intempestivo. Se insistem muito para ele aparecer na festa, aí é que ele não vai mesmo. Às vezes manda o dublê, que quebra um galho, mas logo se cansa e vai embora.

Com um ano de Barro, começa a acontecer mais de pais deixarem seus filhos, em encontros regulares ou não. E o engraçado é que nunca esse assunto esteve tão fora da pauta.

(Nota mental: tirar da pauta outros assuntos importantes. próxima reunião: jogar mafioso)  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s