O sonho do Renato

Por Renato Stefani

Nesta semana, tive um sonho. Foi a primeira Reflexão sonhada.

Sonhei com caixas de memórias da minha infância. Nesse sonho, fui enviado a uma espécie de ruína da minha primeira casa, que se mantinha vazia dos móveis e pessoas que conhecia e se fazia lotada de caixas de lembranças. Brinquedos, fotos, histórias, manhãs de corrida, tardes deitadas sob o pé de laranja com o colchão papelão, o pano de prato sempre transformado em capa dos meus heróis e heroínas, o enfeite da porta da maternidade, o palhaço de encaixar, caixas, caixas de vestígios. Eram inúmeras partes de mim mesmo ali expostas, como se eu fosse o visitante da exposição do museu da minha própria existência.

E era preciso habitar novamente aquela casa, pois afinal, na lógica dos sonhos, eu agora precisava morar, após ser expulso da casa prometida, entre as paredes e os vestígios da minha história. Era preciso poder reconstruir a narrativa nada linear da(s) minha(s) história(s). Ser estrangeiro do meu próprio enredo para poder ser autor de uma nova fábula. Estar de fora, com livre acesso ao dentro. Mas não seriam dentro e fora também construções dessa história, assim como o sonho e a realidade?

Quero sair dessa ilha ruínas para as pontes no mundo. De jangada leva uma eternidade. Meu quintal é maior que o mundo.

“Educar é ampliar as possibilidades narrativas da vida de cada um – e da vida dos outros. De certo modo, crescer é tornar-se capaz de quebrar a sucessão de histórias únicas sobre nossa existência.” Eliane Brum

“A arte de ouvir, escutar e registrar o que o outro está dizendo ou fazendo, levando-o a serio, está relacionada a ética do encontro.” Altino José

Deixe um comentário

